domingo, 14 de junho de 2009

Inspirado em Paulo Freire

Caros amigos,

Estava lendo o livro Pedagogia dos oprimidos (1987) de Paulo Freire, educador pernambucano que revolucionou o modo de conceber o processo educativo dos últimos tempos principalmente nos países com défict de aprendizagem e altos índices de anafalbetismo.
Embora pudesse falar de modo muito extenso sobre sua obra e seus feitos. Queria deixar aqui o eco de uma de suas frases desse livro, cuja me lembrou muito do nosso desafio rumo aos últimos (ou oprimidos para Paulo Freire).
“Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão.”
Portanto, vamos juntos! a liberdade que vem do amor, só virá se andarmos juntos, nós e os últimos que nos são confiados. Juntos podemos viver a liberdade com todo o direito e dever que ela nos trás. Então não agiremos mais como opressores e até como oprimidos, pelo contrários seremos esses agentes que junto a eles humanizam as relações nesse mundo que só tende a nos afastar.

“A pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da história e de seu papel nela. Recusa acomodar-se, mobiliza-se, organiza-se para mudar o mundo.”

Recomendo a leitura, mas não só a título de curiosidade ou observação. Mas, como um encontro.

Obs: Clicando no título do livro você pode fazer o dowload do mesmo.
Unidos no TIME-out ( afinal são 8:00),
Raiana

0 comentários: